top of page

Destinação correta das lâmpadas: sua saúde e o meio ambiente agradecem

  • Foto do escritor: Alto da Palhano
    Alto da Palhano
  • 25 de ago. de 2019
  • 1 min de leitura

Associação Alto da Palhano mantém um contrato com uma empresa especializada em coleta e descontaminação


No último ano, os moradores dos nove condomínios integrantes da Associação Alto da Palhano descartaram perto de 1,7 mil lâmpadas de todos os tipos, como fluorescentes, led e incandescentes. Parte delas contêm metais nocivos à saúde e ao meio ambiente – principalmente o mercúrio, no caso das fluorescentes.


A boa notícia é que todo esse volume de lâmpadas teve uma destinação correta. A Associação mantém um contrato com uma empresa especializada em coleta e descontaminação de lâmpadas, a Bap Light, que é licenciada pelo IAP ( Instituto Ambiental do Paraná) e pelo Ibama para realizar esse tipo de serviço.


ree
Roberto Rodrigues, zelador do Authentique, mostra as lâmpadas descartadas pelos moradores e que terão uma destinação adequada


Pelo risco que oferecem, as lâmpadas não podem ser descartadas no lixo comum, tampouco no reciclado. A Bap Light recolhe as lâmpadas nos condomínios em intervalos de um a dois meses e o contrato com a Associação está em vigor há cerca de um ano.

A proprietária da empresa, Samira Baptizaco, explica que a descontaminação ocorre com a quebra das lâmpadas em uma máquina específica, que absorve os vapores por um sistema de pressão negativa. Os resíduos desse processo são encaminhados para uma empresa especializada, que dá a destinação adequada.


“Por meio da Associação, conseguimos impactar milhares de pessoas, dando a correta destinação às lâmpadas. A receptividade a essa proposta é sem dúvida reflexo da gestão da Associação, de uma visão com preocupação ambiental, preocupação com o coletivo”, frisa Samira.


Texto: Máxima Comunicação/Assessoria de Comunicação Associação Alto da Palhano

 
 
 

Comentários


bottom of page